Capa curso

Plushand - Capacitação no Programa de Fala, leitura e escrita através das mãos

Descrição do curso

DATA: 

04 de outubro de 2019 (sexta-feira) - 18:00 às 21:00 h

05 de outubro de 2019 (sábado) -  08:00 as 18:00 h

LOCAL: a definir

CIDADE: JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS


Treinamento Plushand:

A proposta desse curso é levar o participante a compreender a consciência fonológica, fonêmica, fonoarticulatória, coarticulação e sequencialização dos movimentos orofaciais para a aquisição da fala e mediação nas alterações, além de refletir sobre sua importância no processo de alfabetização. O programa fornece elementos básicos e indispensáveis para todo profissional que almeja trabalhar a fala de indivíduos com Apraxia Infantil, alterações ou aquisição de fala e alfabetização, obtendo resultados consistentes e prazerosos. Por meio de aula expositiva e prática com exercícios baseados no Programa PlusHand, o participante poderá compreender cada fase dessa aprendizagem, podendo mediá-la de forma eficaz. O programa PlusHand tem sua fundamentação teórica envolvendo os aspectos multidimensionais, fonovisuoarticulatórios e de motricidade fina, propiciando rapidez na compreensão e automatização do fonema, na coarticulação e associação do fonema ao grafema, mecanismos necessários para a linguagem oral, leitura e escrita. O programa poderá ser realizado em diversos ambientes como: escola, salas de recurso, clínicas entre outros.

Categoria: FONOAUDIOLOGIA PRESENCIAL

Informações gerais

Conteúdo
  • 1. Programa PlusHand
  • o Pressupostos Teóricos:
  • ▪ Neurociência;
  • ▪ Áreas cerebrais
  • ▪ O gesto como ferramenta multissensorial e sua
  • importância na comunicação, fala, leitura e escrita;
  • ▪ Uso do gesto associado aos fonemas;
  • ▪ A influência dos Neurônios Espelhos.
  • ▪ Plushand e as pistas multimodais: vídeos e prática.
  • 2. Desenvolvimento e os pré-requisitos;
  • 3. Linguagem
  • 4. Fala e aquisição fonêmica;
  • 5. PlusHand e fala:
  • o Controle de fala;
  • o Planejamento motor de fala;
  • o Programação motora de fala
  • o Execução motora de fala
  • 6. Praxia e o neurodesenvolvimento;
  • 7. Apraxia de fala na infância:
  • o Conceito;
  • o Co ocorrência: Neurocomportamental, Distúrbios de fala e
  • Linguagem;
  • 8. Desenvolvimento da fala;
  • 9. Avaliação:
  • o Anamense e os dados relativos a AFI;
  • o Desenvolvimento global;
  • o Avaliação dos aspectos motores da fala;
  • o Avaliação de linguagem oral, leitura e escrita;
  • o Aspectos motores da fala;
  • 10. Intervenção:
  • o Olhar geral;
  • o Hierarquia motora da fala;
  • o Prosódia;
  • PlusHand
  • Claudiane Campos – CRFa5- 5285. CNPJ 26.359.289-0001/23
  • 3
  • o Princípios motores de fala.
  • 11. Materiais PlusHand
  • o Baralho PlusHand;
  • o Dados PlusHand;
  • o Treino fonêmico PlusHand
  • o Cartelas multissensoriais PlusHand;
  • o Aplicativo PlusHand.
  • 12. Vídeos ilustrativos.
Objetivo

Objetivo Geral • Proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para mediação nos processos da fala, apraxia de fala e sua relação com a alfabetização. 

Objetivos Específicos 

• Conhecer o Programa PlusHand e sua fundamentação; 

• Refletir com o participante sobre o desenvolvimento da fala esperado e suas alterações; 

• Apresentar um plano de intervenção para o indivíduo que apresenta atraso ou alteração de fala, bem como do processo de alfabetização; 

• Compreender a consciência fonológica, fonêmica e fonoarticulatória e sua importância no processo de construção da fala e sua relação com a alfabetização; 

• Compreender os exercícios e jogos do Programa PlusHand e sua aplicação para o desenvolvimento da consciência fonológica, fonêmica, fonoarticulatória e coarticulação e o consequente avanço na construção da leitura e escrita. 

Público-alvo

Acadêmicos e profissionais de Fonoaudiologia

Metodologia

Aulas expositivas teóricas, treinos e oficinas do conteúdo apresentado. 

Certificado

Enviado digitalmente por email e assinado pela autora do programa.

Professores


Fonoaudióloga Claudiane Campos. 

Autora do Programa PlusHand. Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Pósgraduada em Motricidade Orofacial; Aprofundamento no Método Multissensorial Boquinhas, Terapeuta PROMPT INSTITUTE nível 1 e nível 2 (EUA); Formações em Estimulação Sensorial e Apraxia de Fala na Infância, Terapeuta Certificado no Modelo DENVER de Intervenção Precoce– curso avançado

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